40 anos

Afonso Machado
Bandolim

Nasceu no Rio de Janeiro em 3 de maio de 1954. Compositor e arranjador, é integrante e fundador do conjunto Galo Preto e da Orquestra de Cordas Brasileiras.  Com o Galo Preto produziu e gravou quatro discos que são considerados pela crítica como obras-primas da música instrumental brasileira.  Obteve indicação para o prêmio Sharp como melhor conjunto instrumental de 1993.

      Acompanhou em shows e gravações alguns dos maiores compositores e intérpretes da música brasileira, como Cartola, Radamés Gnatalli, Elton Medeiros, Chiquinho do Acordeon, Nelson Cavaquinho, Raphael Rabello, Paulo Moura, Hermeto Pascoal, Elza Soares e muitos outros.

      Com a Orquestra de Cordas Brasileiras também gravou três discos que ganharam três prêmios Sharp como melhores trabalhos instrumentais dos anos de 1991 e 1992.

      Tem se apresentado em todas as principais cidades do Brasil e, no exterior, participou de turnês com shows e workshops sobre música brasileira na América do Norte em 1986 e na Europa em 1991, 1996, 1997, 1998, 1999 e 2000.

      Atuou como solista de concertos para bandolim com diversas orquestras brasileiras e é também professor de música e autor do “Método do Bandolim Brasileiro”, trabalho pioneiro no gênero e que condensa toda a técnica do bandolim, como ele é tocado no Brasil. Participou como coordenador e professor de várias oficinas de choro realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

      É formado em jornalismo e atua em vários projetos como pesquisador da música brasileira. Tem vários trabalhos em discos também como compositor, arranjador e produtor.

      Em 1996 formou com o violonista Bartholomeu Wiese um duo que se apresentou com sucesso em vários países da Europa e lançou seu primeiro CD no ano seguinte, que obteve grande sucesso de público e crítica.

Home Lançamentos

Shows

Criticas

Discografia Fale conosco